Halaman dalam topik: [1 2] > |
Segurança Social - Mudanças em 2011 Penyiaran jaluran : Rita Simoes
|
Rita Simoes Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ...
Olá, colegas
Gostava de saber a vossa opinião sobre o novo regime de Segurança Social a entrar em vigor no próximo ano. Para mim, a notícia chegou como uma bomba e tenho estranhado o silêncio dos trabalhadores independentes. A partir do próximo ano, acaba-se o regime dos 159 euros/mês de Segurança Social e entra em vigor uma contribuição mensal de 29,6% dos rendimentos do ano anterior (com base em 70% dos rendimentos, tal como para o IRS). Ora, se neste ano tiver rendimen... See more Olá, colegas
Gostava de saber a vossa opinião sobre o novo regime de Segurança Social a entrar em vigor no próximo ano. Para mim, a notícia chegou como uma bomba e tenho estranhado o silêncio dos trabalhadores independentes. A partir do próximo ano, acaba-se o regime dos 159 euros/mês de Segurança Social e entra em vigor uma contribuição mensal de 29,6% dos rendimentos do ano anterior (com base em 70% dos rendimentos, tal como para o IRS). Ora, se neste ano tiver rendimentos totais de 20 000 euros, passo a descontar no próximo ano, todos os meses, 345 euros por mês só em Segurança Social (ao invés dos actuais 159...). (Base ilíquida 20 000: base de incidência 14 000 (70%) x 29,6 / 100 = 4144 / 12 meses = 345 euros por mês.) Os direitos, esses, claro que continuam a ser inexistentes. Não estão preocupados e revoltados com esta injustiça? Prevejo que muitos não consigam pagar. É uma desmotivação imensa. A juntar aos 21,5% de retenção na fonte de IRS, serão quase 50% dos nossos rendimentos a ir direitos para o Estado...
Rita ▲ Collapse | | |
Segundo a minha contabilista essa medida já não vai entrar em vigor | | |
Rosa Alves Portugal Local time: 08:54 Bahasa Jerman hingga Bahasa Portugis + ... Segurança Social | Nov 24, 2010 |
Olá Rita,
Também tenho andado atenta a estas notícias e também estou algo revoltada, não pelo montante que vamos pagar, mas sim pela forma como isso vai ser feito:
- Aparentemente, vamos continuar a não ter direito a estar de baixa após 3 dias, como acontece com os trabalhadores dependentes, mas sim apenas após 30 dias, o que é inaceitável se as contribuições aumentarem para 29,6%.
- A base de cálculo vai ser os rendimentos do ano anterior, o que poderá lev... See more Olá Rita,
Também tenho andado atenta a estas notícias e também estou algo revoltada, não pelo montante que vamos pagar, mas sim pela forma como isso vai ser feito:
- Aparentemente, vamos continuar a não ter direito a estar de baixa após 3 dias, como acontece com os trabalhadores dependentes, mas sim apenas após 30 dias, o que é inaceitável se as contribuições aumentarem para 29,6%.
- A base de cálculo vai ser os rendimentos do ano anterior, o que poderá levar a situações em que se pagará 300 euros/mês de SS mesmo que apenas se ganhe 500/mês (dado que os nossos rendimentos não são regulares de um ano para o outro). O justo seria haver descontos para a SS em cada recibo verde.
Eu li algures que o novo código contributivo prevê que só será possível subir 1 escalão por ano, o que quer dizer que quem descontar os tais 159 euros (montante que, nas novas tabelas, corresponde ao 2.º escalão) e tiver recebido os tais 20 000 € em 2010 passará para o 3.º escalão em 2011 e pagará cerca de 250 euros. Aguardemos que o OE seja aprovado para termos mais informações, pois não sei se o código contributivo irá sofrer mais alterações com este novo OE.
Proponho-lhe a seguinte leitura http://www.aiccopn.pt/news.php?news_id=1270 (atenção que estas contas estão a ser feitas com descontos de 24,6% e não com descontos de 29,6%).
[Editado em 2010-11-24 20:27 GMT] ▲ Collapse | | |
Pedro Oliveira Portugal Local time: 08:54 Ahli (2007) Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... N vai entrar...? | Nov 24, 2010 |
Também tenho estado preocupado com essa situação e tenho procurado informação a esse respeito, mas na verdade estava à espera da aprovação do orçamento de estado na especialidade para ver se a alteração se mantinha.
N encontrei nada onde fosse dito q a alteração n ia entrar em vigor! | |
|
|
Rita Simoes Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... TOPIC STARTER
Ainda que não levemos com a pancada já em Janeiro ou Fevereiro de 2011, ela chegará. O que mais me revolta é pensar que teremos uma carga fiscal igual ou superior a profissionais dependentes que ganham 4 ou 5 mil euros por mês! Ou seja, para o Estado português, um trabalhador independente que ganha a enorme quantia de 1200 euros por mês merece uma taxação de quase 50% desse rendimento. É tão louco, que não sei (se de facto entrar em vigor, como parece, e quando a pancada chegar a sé... See more Ainda que não levemos com a pancada já em Janeiro ou Fevereiro de 2011, ela chegará. O que mais me revolta é pensar que teremos uma carga fiscal igual ou superior a profissionais dependentes que ganham 4 ou 5 mil euros por mês! Ou seja, para o Estado português, um trabalhador independente que ganha a enorme quantia de 1200 euros por mês merece uma taxação de quase 50% desse rendimento. É tão louco, que não sei (se de facto entrar em vigor, como parece, e quando a pancada chegar a sério) como irão conseguir descontar aqueles falsos recibos verdes (não o meu caso) que ganham 700 euros por mês...
Estou tão preocupada com isto, que ando a investigar uma forma de «emigrar», em papel, para a Alemanha e passar a pagar impostos lá, com uma morada fiscal de lá. Pelo que me informaram até agora, o trabalhador independente que ganhe 15 000-25 000 por ano paga cerca de 150 euros por mês em prestações sociais e tem direito ao subsídio de desemprego. É outro mundo.
Obrigada pelas vossas respostas.
Esperemos que o bom senso prevaleça e esta medida não avance.
Rita ▲ Collapse | | |
Informação que recebi a 14 de Outubro da minha contabilista | Nov 24, 2010 |
"Já confirmei junto da Segurança social e mais uma vez o Novo Código Contributivo da Segurança Social vai ser SUSPENSO pelo Governo. Felizmente já NÃO vai entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2011 o novo regime da Seg.Social que previa um aumento de taxas para os empresários em nome individual e para os que trabalham a recibos verdes entre outras alterações que nem vale a pena referir. A situação financeira do país está tão mal que eles preferem adoptar outras medidas que não prejud... See more "Já confirmei junto da Segurança social e mais uma vez o Novo Código Contributivo da Segurança Social vai ser SUSPENSO pelo Governo. Felizmente já NÃO vai entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2011 o novo regime da Seg.Social que previa um aumento de taxas para os empresários em nome individual e para os que trabalham a recibos verdes entre outras alterações que nem vale a pena referir. A situação financeira do país está tão mal que eles preferem adoptar outras medidas que não prejudiquem directamente as empresas e os empresários." ▲ Collapse | | |
Rita Simoes Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... TOPIC STARTER Empresas que pisam o risco | Nov 24, 2010 |
Ivana, que assim seja!
O que eu li foi que iam ser suspensas algumas medidas, nomeadamente a de penalizar em 5% as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Afinal, voltaram atrás e só será aplicado àquelas que colaborarem com trabalhadores independentes que recebam mais de 80% dos seus rendimentos delas. É uma forma de evitar penalizar as empresas, isso é.
Curiosamente, antes de este retrocesso ser conhecido, uma empresa portuguesa para a qual trabalho oca... See more Ivana, que assim seja!
O que eu li foi que iam ser suspensas algumas medidas, nomeadamente a de penalizar em 5% as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Afinal, voltaram atrás e só será aplicado àquelas que colaborarem com trabalhadores independentes que recebam mais de 80% dos seus rendimentos delas. É uma forma de evitar penalizar as empresas, isso é.
Curiosamente, antes de este retrocesso ser conhecido, uma empresa portuguesa para a qual trabalho ocasionalmente informou-me de que teria de ser eu a suportar os 5% de penalização, ou seja, teriam de os retirar dos meus honorários. Claro que disse que preferia acabar a colaboração ali. ▲ Collapse | | |
Rita Simoes Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... TOPIC STARTER
|
|
Penso que estejamos "no mesmo saco" | Nov 24, 2010 |
Mas posso voltar a confirmar com ela.
Cada vez penso mais seriamente em emigrar também, de preferência para as Ilhas Caimão... | | |
Rita Simoes Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... TOPIC STARTER |
Sandra B. Portugal Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ...
Espero que a contabilista da Ivana esteja certa!
Mas o que li na imprensa foi que somente algumas medidas iam ser suspensas, como a dos 5% para as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Não li nada sobre as contribuições para a SS dos independentes.
De qualquer forma, é mais uma razão para se aumentar as tarifas para níveis sustentáveis e regularizar o mercado, que anda muito por baixo devido a tarifas oferecidas por certos tradutores que mal dão para... See more Espero que a contabilista da Ivana esteja certa!
Mas o que li na imprensa foi que somente algumas medidas iam ser suspensas, como a dos 5% para as empresas que recorressem a trabalhadores independentes. Não li nada sobre as contribuições para a SS dos independentes.
De qualquer forma, é mais uma razão para se aumentar as tarifas para níveis sustentáveis e regularizar o mercado, que anda muito por baixo devido a tarifas oferecidas por certos tradutores que mal dão para sobreviver.
Os tradutores têm de tomar medidas concertadas nesse sentido, caso contrário não vai ser possível sobreviver nesta profissão... ▲ Collapse | | |
Jose Ruivo Portugal Local time: 08:54 Ahli (2007) Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... Foi há um ano | Nov 25, 2010 |
Bom dia,
essa notícia é de há um ano - evitou a entrada em vigor do novo Cód. Contributivo em 2010. Para 2011 não teremos a mesma sorte.
Quanto aos impostos e contribuições, no caso dos empregados estes costumam levar para casa cerca de 1/2 dos custos da empresa com esse trabalhador: são +/- 35% para Seg. Social (11% retirados ao empregado, 33% pago logo pela empresa), mais 21,5% de retenção na fonte.
Haja esperança, mas sem dúvida, só os mais fortes sobreviverão.
Cumps.,
José Ruivo | |
|
|
Sandra B. Portugal Local time: 08:54 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... |
Será menos oneroso a nível tributativo registarmo-nos enquanto empresa? | | |
Sandra,
Esse valor será de IRS, não? Não refere que seja de Segurança Social. | | |
Halaman dalam topik: [1 2] > |