IVA/VAT in Portugal Penyiaran jaluran : Vasco Costa
|
Olá colegas,
De há alguns anos a esta parte que tenho exercido a profissão de tradutor independente nos EUA.
No entanto, regressei recentemente para Portugal, pelo que, se possível, agradecia que alguém me informasse o seguinte:
Quando emito um recibo verde em Portugal para uma empresa portuguesa, cobro o IVA e faço a retenção na fonte.
Mas quando se emite um recibo verde em Portugal para empresas estrangeiras, sejam da Europa ou dos EU... See more Olá colegas,
De há alguns anos a esta parte que tenho exercido a profissão de tradutor independente nos EUA.
No entanto, regressei recentemente para Portugal, pelo que, se possível, agradecia que alguém me informasse o seguinte:
Quando emito um recibo verde em Portugal para uma empresa portuguesa, cobro o IVA e faço a retenção na fonte.
Mas quando se emite um recibo verde em Portugal para empresas estrangeiras, sejam da Europa ou dos EUA, o montante do recibo é ou não sujeito a IVA? E a IRS (retenção na fonte)?
Eu pergunto isto, porque o meu contabilista diz que tudo o que seja facturado ao estrangeiro é sujeito a IVA, mas os meus clientes estrangeiros não aceitam esta situação.
Se alguém me puder elucidar nesse sentido, eu agradecia. Se possível, mencionando artigos/legislação.
Já agora, o que fazer com clientes (estrangeiros) que não nos dão o seu nº de contribuinte para colocarmos no recibo verde? Podemos emitir um recibo verde sem o nº de contribuinte do cliente? E quais os impostos que temos que pagar?
Agradeço desde já a vossa colaboração.
Cumprimentos
Vasco H. Costa ▲ Collapse | | |
Olá Vasco,
Só cobra IVA a partir do momento em que ultrapassar 10.000€ de rendimento anual.
O IVA é cobrado às empresas portuguesas, estando as empresas estrangeiras isentas de IVA de acordo com o Artigo 6º do código do IVA. As empresas também são obrigadas a fazerem-lhe a retenção se for abrangido pelo regime de IVA.
No entanto, segundo a minha contabilista, se fizer uma tradução para um particular terá de cobrar IVA (português ou estrangei... See more Olá Vasco,
Só cobra IVA a partir do momento em que ultrapassar 10.000€ de rendimento anual.
O IVA é cobrado às empresas portuguesas, estando as empresas estrangeiras isentas de IVA de acordo com o Artigo 6º do código do IVA. As empresas também são obrigadas a fazerem-lhe a retenção se for abrangido pelo regime de IVA.
No entanto, segundo a minha contabilista, se fizer uma tradução para um particular terá de cobrar IVA (português ou estrangeiro).
No caso dos clientes que não querem dar o nº de contribuinte terá também de lhes cobrar IVA e passar um recibo como se fosse um particular. Tenho uma cliente nesse caso, que não me dá o nº de contribuinte. Pude até agora passar recibo sem nº de contribuinte. Porém, com a entrada em vigor dos novos recibos online isso vai deixar de ser possível.
A minha contabilista diz-me para eu lhes passar a cobrar IVA, é claro que a cliente não quer ter nada a ver com o IVA de Portugal e, sendo uma boa cliente, não a quero perder com estas questões tributárias.
A sugestão da minha contabilista passa por ser eu a pagar o IVA que lhe deveria cobrar, o que não é exequível para mim a cada vez que cobrar 1000€ perder assim 230€ sem mais nem menos.
O Estado não pensou na situação de trabalhadores como nós ao fazer a legislação, apenas pensa na situação dos que trabalham a recibos verdes cá em Portugal. ▲ Collapse | | |
Obrigado, Ivana | Jan 13, 2011 |
Ivana, muito obrigado pela sua elucidativa resposta!
Realmente, parece que os tradutores ficaram esquecidos...
Mas, apesar de tudo, não nos podemos queixar muito. Pelo menos, por enquanto ainda temos trabalho.
:=) | | |
oxygen4u Portugal Local time: 01:34 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... Nem de propósito... | Jan 13, 2011 |
Ontem fui às Finanças e disseram-me que só se cobra IVA a pessoas com escrita organizada e que se uma pessoa qualquer "normal" me pedir uma tradução, eu não devo cobrar IVA. De igual modo, disseram-me que não devo cobrar IVA a empresas no estrangeiro... | |
|
|
ramoshelena Local time: 01:34 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ...
É engraçado... o meu contabilista informou-me que quando o cliente estrangeiro não faculta o número de contribuinte, o IVA tem que ser pago na mesma... agora, não sei é o que fazer agora com os novos recibos emitidos na net... | | |
Carla Araújo Portugal Local time: 01:34 Bahasa Inggeris hingga Bahasa Portugis + ... IVA para clientes estrangeiros | Jan 13, 2011 |
Tanto quanto sei, não se cobra desde que o número de IVA do cliente seja considerado válido no VIES:
VIES
Nesse caso, deve fazer referência ao artigo 6.º, n.º 6, alínea a), do CIVA.
A retenção na fonte é só para clientes portugueses.
[Edited at 2011-01-13 19:27 GMT] | | |
Allison Wright (X) Portugal Local time: 01:34 os novos recibos online aceitam o número de IVA do cliente estrangeiro mas | Jan 17, 2011 |
[quote]Ivana de Sousa Santos wrote:
No caso dos clientes que não querem dar o nº de contribuinte terá também de lhes cobrar IVA e passar um recibo como se fosse um particular. Tenho uma cliente nesse caso, que não me dá o nº de contribuinte. Pude até agora passar recibo sem nº de contribuinte. Porém, com a entrada em vigor dos novos recibos online isso vai deixar de ser possível.
(ou qualquer número identificário), mas não da o nome de cliente no recibo electrónico final porque as systemas estrangeiras não são incluindas na systema IRS de Portugal! | | |